What's happening?

Vídeo 108 Views Report Error

  • DUBLADO
A Viagem de Fanny

A Viagem de Fanny

May. 18, 2016France94 Min.PG
Your rating: 0
7 1 vote

Sinopse

A Viagem de Fanny

A trama conta a história de Fanny Ben Ami, menina que vive escondida com suas duas irmãs em um internato, longe de seus pais, um local considerado seguro para crianças judias em uma zona neutra da França. Após alguns acontecimentos, o lugar é denunciado e Fanny precisa fugir com as outras crianças para a Suíça e enfrenta diversos medos e apuros, aprendendo o significado de independência.

Crítica

Passados 72 anos do final da Segunda Guerra Mundial, ainda não se esgotaram as histórias com potencial para ganhar uma adaptação na tela grande. Ao mesmo tempo, está cada vez mais difícil encontrar nas telas obras realmente diferenciadas e interessantes sobre o período. E A Viagem de Fanny não é uma exceção à esta regra. Embora seja sensível e bonitinho, a verdade é que estamos diante de uma obra ordinária. Que muito dificilmente ficará na cabeça do espectador por muito tempo após a sessão.

Fanny (Léonie Souchaud) é uma jovem garota de 12 anos que vive com as duas irmãs em uma instituição que cuida de crianças judias afastadas dos pais em plena guerra. Determinado dia, os responsáveis pelo espaço descobrem que os soldados alemães estão perto de ocupar o local. Assim, as crianças são deslocadas pelo interior da França, com a meta final de chegarem na Suíça. Após uma série de problemas, os adultos responsáveis acabam tendo que deixar as crianças seguirem seu caminho por conta própria. E caberá a Fanny liderar o grupo de jovens por terrenos perigosos e incertos.


Obviamente, o filme apresenta um grande conflito, que é a Segunda Guerra por si só. Mas, ao mesmo tempo, falha ao desenvolver conflitos que ameacem de fato a jornada da turma. Neste sentido, chega a ser risível uma “última ameaça” inserida repentinamente ao final da história.

A Viagem de Fanny

O principal mérito da produção está ao tratar da guerra sob o olhar infantil, embora isso também não seja novidade e tenha sido melhor trabalhado em obras como A Vida é Bela e O Menino do Pijama Listrado. A boa notícia é que o elenco infantil é bom, com destaque para a protagonista Léonie Souchaud. Sua Fanny é ao mesmo tempo doce, determinada e insegura.

As crianças oferecem praticamente tudo que funciona na tela. A dinâmica com os adultos são, na maioria das vezes, pouco aproveitadas, pelo pouco desenvolvimento dos personagens mais velhos. Baseado na história real de Fanny Ben-Ami, o roteiro de Lola Doillon (também diretora da obra) e Anne Peyrègne é raso e dá pouco espaço aos adultos. Faz sentido dentro da opção de focar nas crianças, mas acaba prejudicando o filme inteiro, uma vez que não se formam vínculos em cena. A montagem de Valérie Deseine também não ajuda, com algumas passagens de tempo e espaço pouco naturais.

Le Voyage de Fanny (no original) pode agradar aos menos exigentes, mas oferece muito pouco a seu espectador. Há personagens e elementos interessantes. Mas tudo muito mal aproveitado.

A Viagem de Fanny
A Viagem de Fanny
A Viagem de Fanny
A Viagem de Fanny
A Viagem de Fanny
A Viagem de Fanny
A Viagem de Fanny
A Viagem de Fanny
A Viagem de Fanny
A Viagem de Fanny
Título original Le voyage de Fanny
IMDb Rating 7.0 1,141 votes
TMDb Rating 7.3 114 votes
Compartilhamento0

Títulos Similares

JCVD – A Maior Luta de Sua Vida
Cidade Louca
O Último Campeão
Uma Questão de Fé
Arthur & Merlin: Knights of Camelot
Obsessiva
Galveston – Destinos Cruzados
10 Coisas que Eu Odeio em Você
Café Society
assistir-filme-The Last Sin Eater-online
3 Corações
assistir-filme-The Letter Reader-online

Deixe um comentário

Name *
Add a display name
Email *
Your email address will not be published