What's happening?

Vídeo 1000 Views

  • Principal HD
Crepúsculo: Lua Nova

Crepúsculo: Lua Nova

O próximo capítulo começa.Nov. 18, 2009USA131 Min.PG-13
Your rating: 0
9.5 4 votes

Sinopse

A Saga Crepúsculo: Lua Nova

Um incidente na festa de aniversário de Isabella “Bella” Swan (Kristen Stewart) faz com que Edward Cullen (Robert Pattinson) vá embora. Arrasada, Bella encontra consolo ao lado de Jacob Black (Taylor Lautner). Aos poucos ela é atraída para o mundo dos lobisomens, ancestrais inimigos dos vampiros, e passa a ter sua lealdade testada. Quando descobre que a vida de Edward está em perigo, Bella corre contra o tempo para ajudá-lo no combate aos Volturi, um dos mais poderosos clãs de vampiros existentes.

Crítica

Volta e meia surgem filmes que geram tamanha ansiedade junto ao público que se tornam maiores do que um mero longametragem, gerando uma cultura própria em torno deles. Assim foi com Guerra nas Estrelas, Indiana Jones, Harry Potter e tantos outros. O lançamento de A Saga Crepúsculo: Lua Nova provou que a série de autoria de Stephenie Meyer alcançou este status. Só no Brasil, foram quase 400 mil ingressos comprados em pré-venda. Milhares foram aos cinemas conferir as pré-estreias especiais, à meia noite. Um desempenho digno de, goste-se ou não, um filme que marca época.

O porquê de tamanho sucesso é um tanto quanto nebuloso. A trama como um todo traz elementos batidos, como um triângulo amoroso, a dúvida entre a paixão e a razão, o amor romântico na vida adolescente… tudo já apresentado em dezenas de outros filmes. Há a presença de elementos que povoam o imaginário coletivo, como vampiros e lobisomens, mas isto também não é novidade – nem mesmo que apareçam juntos. A resposta é uma mescla destes itens com a identificação atingida pelo seu público alvo: os adolescentes. E é aqui que entra a maior característica da série: o romantismo idealizado.

O relacionamento entre Bella e Edward segue o melhor estilo amor impossível. A comparação com Romeu & Julieta, ilustrada logo no começo de Lua Nova, não é à toa. O romance entre eles é puro em relação aos sentimentos envolvidos, daqueles típicos dos contos de fadas com príncipes encantados. É verdade que aqui a donzela não é passiva, já que Bella não se contenta em ser apenas protegida por vampiros e lobisomens. Sinal da evolução da participação da mulher na sociedade contemporânea, claro. Só que o contexto emocional é o mesmo.

Lua Nova é um nítido avanço em relação a Crepúsculo, que possuía problemas técnicos e de direção. Aqui há maior fluidez na história, que pode ser sintetizada pela formação do triângulo amoroso entre Bella, Edward e Jacob. Há também um maior cuidado no lado técnico, em especial nos efeitos especiais necessários para a transformação dos lobisomens. Nada de espetacular, mas o necessário para dar suporte a um filme deste quilate. Só que, mesmo com as melhorias, alguns problemas persistem.

A Saga Crepúsculo: Lua Nova

Um deles é o modo como o romantismo é apresentado, sempre através de frases feitas, o que faz com que muitas vezes o momento em que elas são ditas transpareçam artificialidade. Robert Pattinson mais uma vez demonstra limitações, sendo inexpressivo em quase todo o filme. O par formado por Kristen Stewart e Taylor Lautner possui melhor química e entrosamento em cena. A grande novidade do filme, os Volturi, são pouco explorados e aparecem basicamente no terço final da história. A breve presença de seus integrantes, em especial a Jane de Dakota Fanning, deixa a sensação de desperdício.

Entre prós e contras, A Saga Crepúsculo: Lua Nova é um filme morno. Um típico romance adolescente com pitadas de sobrenatural, bem feito mas sem grandes destaques. Só que não se pode reclamar disto, já que era esta a proposta desde o início. A série não tenta ser original, deseja apenas apresentar uma boa mistura de elementos que já existem e são consagrados. Neste sentido, funciona. E, ao contrário de Crepúsculo, deixa alguma esperança para os próximos filmes.

Crepúsculo: Lua Nova
Crepúsculo: Lua Nova
Crepúsculo: Lua Nova
Crepúsculo: Lua Nova
Crepúsculo: Lua Nova
Crepúsculo: Lua Nova
Crepúsculo: Lua Nova
Crepúsculo: Lua Nova
Crepúsculo: Lua Nova
Crepúsculo: Lua Nova
Título original The Twilight Saga: New Moon
IMDb Rating 4.7 267,734 votes
TMDb Rating 5.9 6,186 votes

Director

Chris Weitz
Director

Elenco

Kristen Stewart isBella Swan
Bella Swan
Robert Pattinson isEdward Cullen
Edward Cullen
Taylor Lautner isJacob Black
Jacob Black
Billy Burke isCharlie Swan
Charlie Swan
Ashley Greene isAlice Cullen
Alice Cullen
Jackson Rathbone isJasper Hale
Jasper Hale
Peter Facinelli isCarlisle Cullen
Carlisle Cullen
Elizabeth Reaser isEsme Cullen
Esme Cullen
Kellan Lutz isEmmett Cullen
Emmett Cullen
Nikki Reed isRosalie Hale
Rosalie Hale
Compartilhamento6

Títulos Similares

Peles
Demônios de São Petersburgo
The Van
Ooops! The Adventure Continues
Um Clássico Filme de Terror
Caros Camaradas
A Era do Gelo 4
American Traitor: The Trial of Axis Sally
Lindinhas (Mignonnes)
Star Wars РO Imp̩rio Contra-Ataca
Yonlu
Um Desejo para o Natal

Deixe um comentário

Name *
Add a display name
Email *
Your email address will not be published