What's happening?

Vídeo 196 Views Report Error

  • Watch trailer
  • DUBLADO
À Queima-Roupa

À Queima-Roupa

Jul. 12, 2019France86 Min.TV-MA
Your rating: 0
5 1 vote

Sinopse

À Queima-Roupa

Para salvar a esposa grávida, um enfermeiro se vê forçado a ajudar um criminoso ferido em uma corrida contra o tempo e policiais corruptos.

Crítica

O primeiro aspecto que desperta aten√ß√£o nesta com√©dia de a√ß√£o √© o porte de suas ambi√ß√Ķes art√≠sticas.¬†√Ä Queima-Roupa¬†parte de uma produ√ß√£o de recursos visivelmente limitados, sem procurar subverter as principais regras dos g√™neros e subg√™neros explorados: o filme de vingan√ßa √† la¬†Busca Implac√°vel, a dupla c√īmica improv√°vel investigando crimes como em¬†A Hora do Rush, a trama do azar√£o que enfrenta as mais poderosas gangues locais etc. Mesmo assim, o diretor¬†Joe Lynch, de curr√≠culo bastante modesto, utiliza esta oportunidade para demonstrar todo o seu potencial atr√°s das c√Ęmeras.

 

Assim, a fuga inicial de Abe (Frank Grillo) √© abordada com grande fluidez de c√Ęmera e uso at√≠pico de lentes; a prepara√ß√£o de uma mochila √© vista atrav√©s de um longo plano-sequ√™ncia girat√≥rio com o enfermeiro Paul (Anthony Mackie) selecionando objetos ao redor do c√īmodo; e mesmo uma simples chegada ao hospital, fora de uma ocasi√£o de urg√™ncia, √© filmada com a c√Ęmera na altura dos p√©s dos atores, em¬†contra-plong√©e, com objetivas grandes-angulares para criar impress√£o de amplitude contra o c√©u da cidade. Muitos outros exemplos poderiam ser citados, incluindo o uso de luz neon durante o dia e as imagens de c√Ęmeras de seguran√ßa. Lynch √†s vezes se complica at√© demais no malabarismo das c√Ęmeras, mas apresenta uma saud√°vel vontade de experimentar composi√ß√Ķes improv√°veis para situa√ß√Ķes aparentemente banais. ¬†¬†

Al√©m disso, os atores principais est√£o muito confort√°veis em seus pap√©is. Frank Grillo j√° interpretou in√ļmeras vezes o vil√£o impiedoso, mas aqui apenas encarna um sujeito solit√°rio cuja maior preocupa√ß√£o constitui, para a nossa surpresa, o amor do irm√£o. Anthony Mackie foge √† envergadura dos super-her√≥is para compor um homem comum, sem preparo para a luta e cujas a√ß√Ķes soam ora perspicazes, ora imprudentes, como conv√©m a um homem comum em situa√ß√£o de desespero. Mesmo a esposa Taryn (Teyonah Parris), ao inv√©s da habitual v√≠tima esperando para ser salva, demonstra-se muito mais combativa e inteligente do que de costume. O projeto atenua os manique√≠smos (o belo car√°ter dos salvadores, a fragilidade dos sequestrados) para produzir uma trama mais interessante sobre a corrup√ß√£o do dia a dia, aquela confundida com esperteza, malandragem, com a vontade de levar a melhor.

 

Isso n√£o significa que Lynch produza alguma an√°lise sociol√≥gica complexa, muito pelo contr√°rio: o roteiro flerta frequentemente com a conclus√£o de que ‚Äútodo mundo √© ladr√£o‚ÄĚ e ‚Äúningu√©m presta de fato‚ÄĚ, algo felizmente atenuado pela gradativa amizade que desenvolve entre os personagens principais. Nasce entre Abe e Paul um la√ßo menos relacionado √† afinidade do que √† necessidade: eles precisam um do outro, e por isso se protegem. Esta √© uma configura√ß√£o mais plaus√≠vel do que apostar numa transforma√ß√£o moral de cada um deles, ou seja, no apelo ao senso de coletividade pelas vias do afeto. Mesmo dentro das gangues e delegacias corrompidas at√© os ossos ‚Äď ali√°s, as duas se parecem muito nesta hist√≥ria ‚Äď as pessoas se unem por senso de oportunidade, estrat√©gia ou necessidade. Como se percebe pelo casal Paul-Taryn e pelos irm√£os Abe-Mateo (Christian Cooke), o amor est√° reservado √† esfera dom√©stica, familiar, contra a selva da vida p√ļblica. Existe um ponto de vista bastante amargo por tr√°s desta f√°bula de ares pr√©-apocal√≠pticos.

À Queima-Roupa

√Ä Queima-Roupa se transforma bastante com a chegada de Big D (Markice Moore), grande chefe do crime que revela ser, na verdade, um rapaz franzino, de voz aguda e uma paix√£o incontrol√°vel por cinema. Dentro de uma narrativa que j√° apostava no humor org√Ęnico das diferen√ßas entre o ladr√£o profissional (Abe) e o amador (Paul), a chegada de Big D investe numa comicidade mais sublinhada e menos org√Ęnica. Por mais divertido que seja ver o g√Ęngster citar filmes e transformar um plano sangrento em cena de cinema, estes trechos soam desconexos do resto da trama em termos de tom e estilo. Al√©m disso, o espectador precisa ser bastante condescendente com as ‚Äúlicen√ßas po√©ticas‚ÄĚ de ordem m√©dica (uma fraqu√≠ssima cena de parto) e com os¬†flashbacks¬†que esclarecem muito pouco sobre o passado dos personagens.

 

De certo modo, a produ√ß√£o se enfraquece cada vez que tira a aten√ß√£o da dupla central para se concentrar nos problemas da policial carrasca ou do g√Ęngster engra√ßado. Mesmo assim, os momentos com Paul e Abe juntos s√£o majorit√°rios, e elevados tanto pela qualidade discreta da a√ß√£o quanto pelo ritmo dos di√°logos, que n√£o se levam muito a s√©rio. √Č interessante pensar que, na maioria das produ√ß√Ķes policiais, a hist√≥ria se interrompe quando o crime √© resolvido e os respons√°veis s√£o punidos. Aqui, interessa a Lynch mostrar o desenlace de cada personagem e o valor da amizade improv√°vel, que n√£o se transforma numa afinidade cotidiana, mas numa esp√©cie de cicatriz que marcar√° o percurso dos dois protagonistas para sempre.

À Queima-Roupa
À Queima-Roupa
À Queima-Roupa
À Queima-Roupa
À Queima-Roupa
Título original Point Blank
IMDb Rating 5.7 12,271 votes
TMDb Rating 6 254 votes
Compartilhamento0

Títulos Similares

Kung Fu Panda 3
Liga da Justiça: Os Cinco Fatais
O Dom da Serpente
Cowboys & Aliens
Corpo Fechado
O Ataque dos Vermes Malditos 2
Perigosas
Pequenos Delitos
Mortal Kombat Legends: A Vingança de Scorpion
Trigger Point
Mentira Incondicional
Predador √Ārtico

Deixe um coment√°rio

Name *
Add a display name
Email *
Your email address will not be published