What's happening?

Vídeo 713 Views Report Error

  • Watch trailer
  • DUBLADO
A Freira

A Freira

Implore perdão.Sep. 05, 2018USA96 Min.R
Your rating: 0
9 1 vote

Sinopse

A Freira

Quando uma jovem freira em uma abadia de clausura na Romênia tira a própria vida, um padre com um passado assombrado e uma noviça no limiar de seus votos finais são enviados pelo Vaticano para investigar o caso. Juntos, eles descobrem o segredo profano da ordem. Arriscando não apenas suas vidas, mas sua fé e suas próprias almas, eles enfrentam uma força maléfica na forma da mesma freira demoníaca que primeiro aterrorizou o público em “Invocação do Mal 2”, enquanto a abadia se torna um campo de batalha horrível entre os vivos e os condenados.

Crítica

Goste ou não de terror, é arriscado dizer que a franquia Invocação do Mal não seja diferenciada. Com alta qualidade técnica e narrativa, os dois filmes principais da saga, assim como Annabelle 1 e 2, trazem individualmente um certo frescor que vai além dos jump scares – frescor este que dá gás, introduz personagens consistentes e casos ainda mais assustadores a cada nova abordagem.

Agora, enquanto Annabelle se mantém no quarto de Ed e Lorraine Warren até seu terceiro filme, é o momento de apresentar de maneira mais detalhada a história daquela figura que roubou a cena em Invocação do Mal 2: a Freira.

Não à toa, a presença do demônio Valak no filme de 2016 deu o que falar e instigou o público a querer saber mais. Por que ele possui aquele visual? Por que Lorraine sente tanto medo? Tais perguntas são respondidas de maneira gradativa ao longo de A Freira, dirigido por Corin Hardy (The Hallow). O medo, no entanto, não é crescente: ele se faz presente em níveis altíssimos graças à bela ambientação que o longa possui, seja em um castelo verdadeiro da Romênia, transformado em convento, como também em seu entorno.

Através dos personagens Irene (Taissa Farmiga) e Burke (Demián Bichir), noviça e padre exorcista que são recrutados pelo Vaticano para investigar a morte suspeita de uma das freiras do convento, somos apresentados a uma atmosfera obscura e carregada. A apresentação da Freira se dá logo no início e, assim, é possível já notar o intuito do diretor para formar uma narrativa simples, com início, meio e fim bem pontuados. Hardy aproveita o grande trunfo que tem em mãos e torna a presença da entidade uma constante – mesmo que ela esteja, por muitas vezes, à espreita.

A narrativa simples em questão não prejudica o filme, só o torna um pouco aquém de seus predecessores. O que diferencia A Freira dos outros capítulos é exatamente esta história sem muitas complicações, mais focada no que a ambientação e a própria entidade têm a dizer. Neste caso, a dúvida de quem está assombrando o local troca de lugar com a necessidade de observação dos ambientes e personagens principais, que aprendem mais de si mesmos à medida em que desvendam o caso macabro.

O clima gótico e a década de 50 foram as escolhas perfeitas para introduzir a Freira de maneira mais detalhada ao público, e não há tentativa de emular o estilo dos demais capítulos – o que só demonstra a capacidade da franquia em manter uma identidade própria e única para cada década apresentada. É notável a variedade que o terror pode alcançar, principalmente quando neste caso estamos falando de histórias narradas no mesmo universo.

A Freira

Os detalhes captados dão vida à história e se complementam com o belo design de produção. A câmera de Hardy passeia pelo convento de modo natural e seguindo os personagens (bem no estilo James Wan), o que torna a imersão muito intensa e amedrontadora. A dinâmica da dupla formada por Farmiga e Bichir também agrada; no entanto, a composição de seus personagens limita-se àquela situação apresentada, e por vezes há a sensação de que faltou um pouco mais de aprofundamento.

Apesar de não se enquadrar no nível de complexidade dos filmes anteriores deste universo, A Freira é um spin-off que respeita o requinte da franquia Invocação do Mal e comprova que uma boa história pode gerar desdobramentos tão interessantes e promissores quanto.

A Freira
A Freira
A Freira
A Freira
Título original The Nun
IMDb Rating 5.3 120,438 votes
TMDb Rating 5.7 3,657 votes

Director

Corin Hardy
Director

Elenco

Demián Bichir isFather Burke
Father Burke
Taissa Farmiga isSister Irene
Sister Irene
Jonas Bloquet isMaurice Theriault
Maurice Theriault
Bonnie Aarons isThe Nun / Valak
The Nun / Valak
Ingrid Bisu isSister Oana
Sister Oana
Vera Farmiga isLorraine Warren
Lorraine Warren
Lili Taylor isCarolyn Perron
Carolyn Perron
Charlotte Hope isSister Victoria
Sister Victoria
Sandra Teles isSister Ruth
Sister Ruth
Compartilhamento1

Títulos Similares

Message Man
Spontaneous
Casa do Medo
Zumbilândia: Atire Duas Vezes
One Must Fall
Precisamos Falar Sobre o Kevin
Amityville: O Despertar
Goosebumps: Monstros e Arrepios
A Noite dos Mortos Vivos: Re-Animação
Uma Noite de Crime: Anarquia
Writer’s Block
As Viúvas

Deixe um comentário

Name *
Add a display name
Email *
Your email address will not be published