What's happening?

Vídeo 933 Views Report Error

  • Watch trailer
  • DUBLADO
A Escolha Perfeita 2

A Escolha Perfeita 2

May. 07, 2015USA115 Min.PG-13
Your rating: 0
9 1 vote

Sinopse

A Escolha Perfeita 2

Após conquistarem o sucesso, as Barden Bellas ganham a oportunidade de se apresentar para ninguém menos que o presidente dos Estados Unidos. Só que o show é um grande fiasco, o que as torna uma vergonha nacional. Diante do ocorrido, as Bellas são proibidas de participar de competições no meio acadêmico e até mesmo de aceitar novas integrantes. A única saída de Beca (Anna Kendrick), Fat Amy (Rebel Wilson) & cia é vencer o campeonato mundial a capela, o que apagaria as punições aplicadas ao grupo. Mas há um problema: nunca uma equipe americana venceu o torneio.

Crítica

Continuações costumam ter algumas regras seguidas pelos grandes estúdios: é preciso atender à vontade do público em ver mais daquele personagem/história tão querida, mas entregando algo próximo ao que fez com que gostasse tanto do filme original. Afinal de contas, ninguém quer correr o risco de uma debandada geral que coloque um ponto final na possível franquia. As melhores sequências vão além e ainda conseguem avançar na cronologia da série, inserindo situações novas e criativas que evitam a sensação de “trama requentada”. Por mais que seja bem intencionado, não é o que acontece com A Escolha Perfeita 2.

Sequência do sucesso inesperado de 2012, que faturou US$ 115 milhões nas bilheterias ao redor do planeta, A Escolha Perfeita 2 é um típico filme cujo roteiro foi milimetricamente calculado para seguir à risca os passos do original, inclusive reaproveitando piadas (a da ruiva, vista no pós-créditos do primeiro filme) e situações (o duelo de bandas a capela, agora mais “profissional”). Diante desta intenção explícita, é emblemático o fato da abertura do longa-metragem, com a clássica música-tema da Universal Pictures cantada a capela, seguir a mesma proposta de outro sucesso do estúdio lançado neste mesmo ano: Minions. Se dá certo, por que não repetir?

Apesar de tamanha falta de originalidade, A Escolha Perfeita 2 não chega a ser um filme ruim. Muito graças à qualidade sonora do elenco, especialmente Anna Kendrick e Hailee Steinfeld, e os próprios números musicais, mais elaborados do que os vistos no primeiro filme. Já a trama não foge muito do que já foi visto: Beca (Kendrick), Fat Amy (Rebel Wilson) e sua turma agora estão no último ano da faculdade e são tricampeãs do torneio acadêmico de bandas a capela – ou seja, as Barden Bellas são o maior sucesso! O que não significa que estejam livres de trapalhadas, como acontece na desastrada apresentação para o presidente dos Estados Unidos. Ridicularizadas nacionalmente, elas são proibidas de competir em âmbito acadêmico e a única chance de sobrevivência é vencer o cobiçado torneio mundial, cuja participação está garantida por terem ganho o último campeonato nacional.

Sem citações habilmente inseridas no roteiro, como aconteceu com Clube dos Cinco no filme original, A Escolha Perfeita 2 investe firme no trinômio falta de foco das integrantes do grupo, diálogos que buscam o riso fácil pelo absurdo do que é dito e um punhado de situações de cunho sexual e escatológico. Se no primeiro filme há ênfase no relacionamento nascente entre Beca e Jesse (Skylar Astin), aqui é Fat Amy quem precisa resolver seus problemas do coração. Rebel Wilson, inclusive, tem mais espaço neste longa-metragem, provavelmente devido à popularidade conquistada nos Estados Unidos entre os dois filmes. Por mais que ela se saia bem nas apresentações musicais, seu humor físico é bem aproveitado apenas na sequência em que atravessa o lago – auxiliada pelo bom uso dos clichês em torno da situação, é preciso ressaltar.

Para não dizer que tudo é uma cópia, há dois pontos novos a serem observados. Um deles é a questão da música autoral versus cover, explorada principalmente através da personagem de Hailee Steinfeld, uma das novatas do elenco. Por mais que não haja um aprofundamento sobre o tema, pela própria característica do longa-metragem, é levantado um certo debate sobre a importância de trazer algo novo ao meio musical. Outra novidade, esta negativa, é em relação à dupla de comentaristas formada por Elizabeth Banks e John Michael Higgins, um dos pontos altos do filme original. Eles retornam com comentários ácidos e inusitados, mas desta vez com um viés preconceituoso em relação ao que não é dos Estados Unidos. Por mais que seja um meio de ridicularizar a desinformação típica do americano médio em relação ao que existe fora do seu país, ainda assim é bem ofensivo em determinadas situações. A mesma ideia é explorada também através de uma das novas Barden Bellas, uma latina que abre a boca apenas para ridicularizar sua própria situação como imigrante.

Por mais que possua vários problemas conceituais, que às vezes incomodam pela falta de espontaneidade imposta em determinados momentos da trama, A Escolha Perfeita 2 ainda consegue ser agradável devido ao bom elenco e aos números musicais exibidos. Mas, ainda assim, não faz jus ao sucesso obtido nos cinemas americanos, onde praticamente dobrou a bilheteria do filme original. Trata-se de um filme razoável que aposta no tom emotivo para um possível desfecho desta geração, o que de forma alguma impede que uma nova continuação seja produzida. Com o tanto que arrecadou, trata-se de mera questão de tempo.

A Escolha Perfeita 2

Um detalhe que chama a atenção é a presença de David Cross como o organizador do duelo entre bandas a capela, pelo fato dele ter interpretado um produtor musical na trilogia Alvin e os Esquilos. Não se trata de qualquer tipo de crossover entre as duas séries, mas é provável que a similaridade dos personagens tenha sugerido sua contratação, de forma a provocar uma rápida identificação junto ao público. Afinal de contas, por mais que os filmes de Alvin sejam mais voltados às crianças, o fato de ambas as séries apostarem em versões de sucessos musicais insinua que atraiam o mesmo tipo de espectador. Assim funciona a mente dos grandes executivos de Hollywood…

A Escolha Perfeita 2
Título original Pitch Perfect 2
IMDb Rating 6.4 143,396 votes
TMDb Rating 6.9 4,043 votes

Director

Elenco

Anna Kendrick isBeca Mitchell
Beca Mitchell
Rebel Wilson isPatricia
Patricia "Fat Amy" Hobart
Brittany Snow isChloe Beale
Chloe Beale
Skylar Astin isJesse Swanson
Jesse Swanson
Adam Devine isBumper Allen
Bumper Allen
Katey Sagal isKatherine Junk
Katherine Junk
Anna Camp isAubrey Posen
Aubrey Posen
Ben Platt isBenji Applebaum
Benji Applebaum
Alexis Knapp isStacie Conrad
Stacie Conrad
Compartilhamento1

Títulos Similares

Choke: No Sufoco
Sem Filhos
Voando Alto
Natal em El Camino
Os Bad Boys
Ataque Fatal
Don Oscar
Ludo
Juntos e Misturados
Porta dos Fundos: Contrato Vitalício
Corporate Animals
Mistério no Mediterrâneo

Deixe um comentário

Name *
Add a display name
Email *
Your email address will not be published