What's happening?

Vídeo 508 Views Report Error

  • Watch trailer
  • DUBLADO
A Cabana

A Cabana

Você nunca está tão só quanto pensa.Mar. 03, 2017USA132 Min.PG-13
Your rating: 0
9 1 vote

Sinopse

A Cabana

Depois de sofrer uma tragédia familiar, Mack Phillips (Sam Worthington) entra em uma profunda depressão, que o faz questionar suas crenças mais íntimas. Diante de uma crise de fé, ele recebe uma carta misteriosa que o convida para ir a uma cabana abandonada. Mack encontra então verdades significativas que transformarão seu entendimento sobre a tragédia que abalou sua família e sua vida mudará para sempre. 

Crítica

Publicado pelo autor¬†William P. Young¬†em 2007, o livro¬†A Cabana¬†rapidamente se tornou um best-seller – j√° s√£o ao menos 18 milh√Ķes de exemplares vendidos, at√© a conclus√£o deste texto. N√£o √© dif√≠cil entender o porqu√™: sua hist√≥ria edificante e serena, apoiada em preceitos religiosos, serve como auto-ajuda em momentos de expia√ß√£o, de dor e de culpa. Diante de tais caracter√≠sticas, e tamanho sucesso, chega a ser surpreendente que sua vers√£o cinematogr√°fica tenha levado uma d√©cada para enfim acontecer, at√© mesmo pela simplicidade de sua hist√≥ria e dos recursos necess√°rios para que seja apresentada. Foi apenas com o recente boom de filmes crist√£os em Hollywood, dos quais os expoentes maiores s√£o os terr√≠veis¬†Deus N√£o Est√° Morto¬†e¬†O C√©u √© de Verdade, que a adapta√ß√£o enfim foi autorizada.

Antes de qualquer an√°lise, √© importante apontar o p√ļblico-alvo de¬†A Cabana: pessoas dispostas a louvar. Dentro deste universo, √© bem prov√°vel que ele seja recebido com entusiasmo. Afinal de contas, trata-se de um filme que prega a f√© crist√£ como algo necess√°rio para a vida, com met√°foras didaticamente apresentadas e buscando uma paz de esp√≠rito atrav√©s da reden√ß√£o. Entretanto, o objetivo aqui n√£o √© analis√°-lo como pe√ßa publicit√°ria religiosa, mas como cinema. E, neste aspecto, o filme possui alguns problemas consider√°veis.

O principal deles tem a ver com o ritmo da narrativa. Com 2h13 de duração, A Cabana em vários momentos assume um tom contemplativo de forma a construir em torno do personagem principal o conforto emocional tão procurado. Por mais que visualmente seja agradável, pelo uso de cores suaves e uma fotografia paisagística, há momentos em que a história empaca de forma impiedosa, provocando um certo cansaço. Além disto, as metáforas apresentam um nítido desnível na narrativa, variando entre o didatismo extremo Рtrecho estrelado por Alice Braga Рe o simbolismo exagerado, beirando a superficialidade Рcaso da joaninha.

Outro claro problema do filme é Sam Worthington, ou melhor, a inexpressividade de Sam Worthington. O protagonista de Avatar aqui dá vida a um personagem que passa por uma intensa jornada espiritual, buscando compreender a dor que sente pela morte de sua filha caçula, mas jamais convence tanto nos momentos de sofrimento quanto no de compreensão. Mas, neste caso, o problema está mesmo na escalação do ator, já que sua limitação é conhecida de outros papéis.

Por outro lado, quem consegue um certo destaque é Octavia Spencer. Por mais que a ganhadora do Oscar por Histórias Cruzadas não destoe de seus maneirismos típicos de atuação, estes se encaixam bem com a proposta de sua personagem Рtrata-se justamente do caso oposto, de uma seleção precisa. Além disto, a escolha de uma mulher negra para interpretar Deus é uma ousadia bem-vinda Рfeita pelo livro e seguida pelo filme, é bom ressaltar -, não apenas pela defesa da diversidade mas também contra a imagem estereotipada pregada ao longo dos séculos.

A Cabana¬†tamb√©m ganha pontos consider√°veis na compara√ß√£o com outros filmes tamb√©m feitos para louvar, no sentido de n√£o ser ofensivo e manique√≠sta perante o espectador. Se √© n√≠tido o objetivo de apresentar preceitos religiosos, estes s√£o inseridos na narrativa de forma org√Ęnica e sem a obriga√ß√£o pr√©via de aceit√°-los. Acima de tudo, trata-se de um filme sobre a f√©, sem julgar descrentes nem manipular informa√ß√Ķes de forma a conquistar adeptos. Ou seja, trata-se de um filme honesto, dentro do que se prop√Ķe a ser.

A Cabana

Tendo como lema central “abrace a religi√£o que tudo vai ficar bem”,¬†A Cabana¬†cumpre seu objetivo atrav√©s de m√©taforas apresentadas com paci√™ncia e serenidade, buscando a paz interior atrav√©s da espiritualidade. Se por um lado soa ing√™nuo cinematograficamente e at√© mesmo tendencioso, sem se aprofundar em quest√Ķes envolvendo a religiosidade e a necessidade de ter uma cren√ßa, por outro mant√©m sempre um tom respeitoso que √© raro em produ√ß√Ķes do g√™nero.

A Cabana
A Cabana
A Cabana
A Cabana
A Cabana
A Cabana
A Cabana
A Cabana
A Cabana
A Cabana
Título original The Shack
IMDb Rating 6.3 30,936 votes
TMDb Rating 7.2 1,095 votes

Director

Elenco

Sam Worthington isMack Phillips
Mack Phillips
Octavia Spencer isPapa / Elouisa
Papa / Elouisa
Radha Mitchell isNan Phillips
Nan Phillips
Graham Greene isMale Papa
Male Papa
Gage Munroe isJose Phillips
Jose Phillips
Megan Charpentier isKate Phillips
Kate Phillips
Lane Edwards isOfficer Dalton
Officer Dalton
Compartilhamento2

Títulos Similares

A Presença
O Mediador
The Killing of Two Lovers
Os Infratores
Uma Mulher Extraordin√°ria
Jumpman
Before/During/After
Altos Negócios
Fuga de Auschwitz
O Grande Mestre 2
Temblores
Consequências

Deixe um coment√°rio

Name *
Add a display name
Email *
Your email address will not be published