What's happening?

Vídeo 499 Views Report Error

  • Watch trailer
  • DUBLADO
A Cabana

A Cabana

Você nunca está tão só quanto pensa.Mar. 03, 2017USA132 Min.PG-13
Your rating: 0
5 1 vote

Sinopse

A Cabana

Depois de sofrer uma tragédia familiar, Mack Phillips (Sam Worthington) entra em uma profunda depressão, que o faz questionar suas crenças mais íntimas. Diante de uma crise de fé, ele recebe uma carta misteriosa que o convida para ir a uma cabana abandonada. Mack encontra então verdades significativas que transformarão seu entendimento sobre a tragédia que abalou sua família e sua vida mudará para sempre. 

Crítica

Publicado pelo autor William P. Young em 2007, o livro A Cabana rapidamente se tornou um best-seller – já são ao menos 18 milhões de exemplares vendidos, até a conclusão deste texto. Não é difícil entender o porquê: sua história edificante e serena, apoiada em preceitos religiosos, serve como auto-ajuda em momentos de expiação, de dor e de culpa. Diante de tais características, e tamanho sucesso, chega a ser surpreendente que sua versão cinematográfica tenha levado uma década para enfim acontecer, até mesmo pela simplicidade de sua história e dos recursos necessários para que seja apresentada. Foi apenas com o recente boom de filmes cristãos em Hollywood, dos quais os expoentes maiores são os terríveis Deus Não Está Morto e O Céu é de Verdade, que a adaptação enfim foi autorizada.

Antes de qualquer análise, é importante apontar o público-alvo de A Cabana: pessoas dispostas a louvar. Dentro deste universo, é bem provável que ele seja recebido com entusiasmo. Afinal de contas, trata-se de um filme que prega a fé cristã como algo necessário para a vida, com metáforas didaticamente apresentadas e buscando uma paz de espírito através da redenção. Entretanto, o objetivo aqui não é analisá-lo como peça publicitária religiosa, mas como cinema. E, neste aspecto, o filme possui alguns problemas consideráveis.

O principal deles tem a ver com o ritmo da narrativa. Com 2h13 de duração, A Cabana em vários momentos assume um tom contemplativo de forma a construir em torno do personagem principal o conforto emocional tão procurado. Por mais que visualmente seja agradável, pelo uso de cores suaves e uma fotografia paisagística, há momentos em que a história empaca de forma impiedosa, provocando um certo cansaço. Além disto, as metáforas apresentam um nítido desnível na narrativa, variando entre o didatismo extremo – trecho estrelado por Alice Braga – e o simbolismo exagerado, beirando a superficialidade – caso da joaninha.

Outro claro problema do filme é Sam Worthington, ou melhor, a inexpressividade de Sam Worthington. O protagonista de Avatar aqui dá vida a um personagem que passa por uma intensa jornada espiritual, buscando compreender a dor que sente pela morte de sua filha caçula, mas jamais convence tanto nos momentos de sofrimento quanto no de compreensão. Mas, neste caso, o problema está mesmo na escalação do ator, já que sua limitação é conhecida de outros papéis.

Por outro lado, quem consegue um certo destaque é Octavia Spencer. Por mais que a ganhadora do Oscar por Histórias Cruzadas não destoe de seus maneirismos típicos de atuação, estes se encaixam bem com a proposta de sua personagem – trata-se justamente do caso oposto, de uma seleção precisa. Além disto, a escolha de uma mulher negra para interpretar Deus é uma ousadia bem-vinda – feita pelo livro e seguida pelo filme, é bom ressaltar -, não apenas pela defesa da diversidade mas também contra a imagem estereotipada pregada ao longo dos séculos.

A Cabana também ganha pontos consideráveis na comparação com outros filmes também feitos para louvar, no sentido de não ser ofensivo e maniqueísta perante o espectador. Se é nítido o objetivo de apresentar preceitos religiosos, estes são inseridos na narrativa de forma orgânica e sem a obrigação prévia de aceitá-los. Acima de tudo, trata-se de um filme sobre a fé, sem julgar descrentes nem manipular informações de forma a conquistar adeptos. Ou seja, trata-se de um filme honesto, dentro do que se propõe a ser.

A Cabana

Tendo como lema central “abrace a religião que tudo vai ficar bem”, A Cabana cumpre seu objetivo através de métaforas apresentadas com paciência e serenidade, buscando a paz interior através da espiritualidade. Se por um lado soa ingênuo cinematograficamente e até mesmo tendencioso, sem se aprofundar em questões envolvendo a religiosidade e a necessidade de ter uma crença, por outro mantém sempre um tom respeitoso que é raro em produções do gênero.

A Cabana
A Cabana
A Cabana
A Cabana
A Cabana
A Cabana
A Cabana
A Cabana
A Cabana
A Cabana
Título original The Shack
IMDb Rating 6.3 30,936 votes
TMDb Rating 7.2 1,095 votes

Director

Elenco

Sam Worthington isMack Phillips
Mack Phillips
Octavia Spencer isPapa / Elouisa
Papa / Elouisa
Radha Mitchell isNan Phillips
Nan Phillips
Graham Greene isMale Papa
Male Papa
Gage Munroe isJose Phillips
Jose Phillips
Megan Charpentier isKate Phillips
Kate Phillips
Lane Edwards isOfficer Dalton
Officer Dalton
Compartilhamento2

Títulos Similares

O Presente
Transcendence: A Revolução
A Filha Perdida
A Noite é Delas
O Quarto dos Desejos
Amor e Tulipas
Prece ao Nascer do Dia
Final Fantasy VII: Advent Children
The Human Voice
A Balada de Buster Scruggs
A Pedra da Serpente
Até o Último Homem

Deixe um comentário

Name *
Add a display name
Email *
Your email address will not be published