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A Balada de Buster Scruggs

A Balada de Buster Scruggs

Nov. 09, 2018USA133 Min.R
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Sinopse

A Balada de Buster Scruggs

Os aclamados irm√£os Joel e Ethan Coen idealizam uma antologia faroeste em seis segmentos focada na fronteira americana. Acompanhando de foras da lei, a colonizadores, at√© todo tipo de personalidade do velho oeste, essa s√©rie de hist√≥rias vai desde profundas reflex√Ķes at√© o mais completo absurdo.

Crítica

Em mais uma empoeirada cidade do Velho Oeste, tudo o que o excessivamente simp√°tico e cordial vaqueiro cantante Buster Scruggs (Tim Blake Nelson) deseja fazer √© beber um pouco de u√≠sque e jogar p√īquer. Mas ao lado de seus colegas de copo do¬†saloon¬†e desarmado, ainda por cima, o Sabi√° de San Saba¬†‚ÄĒ como prefere ser chamado, apesar de seus muitos outros apelidos menos lisonjeiros ‚ÄĒ, destoa terrivelmente da paisagem, com sua vestimenta branca e seus bons modos. At√© o ponto, √© claro, em que ele abre alguns buracos no rosto de um pistoleiro que o insultou.

Esta sequ√™ncia musical/sobrenatural de 20 minutos¬†‚ÄĒ baseada em um perversamente divertido banho de sangue que deixa pelo menos 10 cad√°veres pelo caminho¬†‚ÄĒ √© apenas a primeira das muitas surpresas preparadas pelos irm√£os¬†Joel¬†e¬†Ethan Coen¬†em sua nova obra, o antol√≥gico¬†The Ballad of Buster Scruggs. Mas retomar este formato narrativo, que atraiu o interesse de cineastas de renome como¬†Federico Fellini¬†e¬†Luchino Visconti¬†nos anos 1960, n√£o √© tarefa f√°cil, como comprova a costura nem sempre regular dos seis contos curtos que comp√Ķem a totalidade deste original Netflix.

De uma forma ou de outra, no entanto, aut√™ntico √© um adjetivo que acompanha os sempre inventivos irm√£os independentemente dos eventuais defeitos de seus projetos. A criatividade de¬†The Ballad of Buster Scruggs, por exemplo, surge j√° no primeiro plano, um close que apresenta o longa como se ele tivesse sido baseado em narrativas reais do Velho Oeste, reunidas em um elegante livro: √© esta brincadeira com hist√≥rias verdadeiras, uma tend√™ncia t√£o antiga para os Coen quanto¬†Fargo, que estabelece um di√°logo complexo entre duas ‚Äúvers√Ķes‚ÄĚ da mesma obra.

Atrav√©s dos contrastes entre os par√°grafos do romanticamente ilustrado livro “The Ballad of Buster Scruggs” e das ir√īnicas cenas de sua ‚Äúadapta√ß√£o‚ÄĚ, os Coen n√£o deixam pedra sobre pedra: nenhum clich√™ dos faroestes passa inc√≥lume pelo humor mordaz e afiado dos cineastas. Demonstrando amplo conhecimento do folclore americano e rindo abertamente de ataques de √≠ndios Comanche, jogos mortais de p√īquer, assaltos a banco e homens condenados √† forca, entre outros arqu√©tipos narrativos, os realizadores jogam seu jogo favorito: a pulveriza√ß√£o de mitos.

N√£o √© por acaso que o personagem-titular deste longa n√£o perca tempo em duelos: n√£o h√° tempo para subir a m√ļsica ou para criar lendas; s√≥ h√° tempo para a bala deixar o tambor e se alojar na cabe√ßa do inimigo. E, sim, o ladr√£o de bancos interpretado por¬†James Franco¬†em ‚ÄúPerto de Algodones‚ÄĚ, segunda parte da antologia, ver√° uma jovem angelical antes da escurid√£o tomar conta. Mas ela n√£o est√° l√° para salv√°-lo: a beleza e o amor nunca passearam pelo Oeste americano em seus dias de gl√≥ria e n√£o √© agora que come√ßar√£o a fazer isso. Portanto, se n√£o h√° salva√ß√£o, vamos pelo menos rir (e muito) de nossa desgra√ßa.

A par√≥dia no cinema dos Coen n√£o √©, contudo, uma mera ferramenta de humor. Mestres em desconstruir ideias preconcebidas, os diretores deixam o melhor de¬†The Ballad of Buster Scruggs¬†para o final: ‚ÄúRestos Mortais‚ÄĚ, um conto sobre dois ca√ßadores de recompensas (Brendan Gleeson¬†e¬†Jonjo O’Neill, formid√°veis) com um gosto pela filosofia e pela dramaticidade. Qual √© o significado da exist√™ncia humana? Bem, essa n√£o √© uma pergunta que voc√™ esperaria ouvir dentro de uma carruagem para uma esp√©cie de cidade fantasma, mas √© por detalhes como esses que os Coen s√£o √ļnicos.

A Balada de Buster Scruggs

O que o banqueiro das armaduras de panelas (um hil√°rio¬†Stephen Root), o cachorro nomeado ap√≥s um presidente e o pr√≥prio Buster Scruggs t√™m em comum √© verdade humana, mas quase sobrenatural, que povoa a filmografia destes diretores. Quando envereda pelo humor, portanto, mais especificamente nos epis√≥dios #1, #2 e #6,¬†The Ballad of Buster Scruggs¬†prova ser mais do que uma balada sobre um caub√≥i assassino. √Č novamente com o apoio do riso nervoso ou da gargalhada histri√īnica provocados por um acaso absurdo que os Coen narram a balada da pr√≥pria condi√ß√£o humana, pontuada por refr√Ķes desesperados e versos sat√≠ricos.

Mas nem tudo s√£o flores. Em um projeto como este, constru√≠do por hist√≥rias escritas de maneira independente no decorrer de 25 anos, √© quase natural que existam irregularidades, simbolizadas aqui pelos contos que comp√Ķem o miolo deste faroeste. A quest√£o com ‚ÄúVale Refei√ß√£o‚ÄĚ e ‚ÄúO C√Ęnion de Ouro‚ÄĚ, protagonizados por¬†Liam Neeson¬†e¬†Tom Waits, respectivamente, n√£o √© a aus√™ncia da com√©dia, mas sim a falta de informa√ß√Ķes novas, de coment√°rios pertinentes. Ambas narrativas dram√°ticas, as duas pecam ou pelo cinismo puro e simples, ou por um potencial vasto, por√©m pouco explorado.

N√£o basta, pelo menos n√£o no caso de cineastas t√£o consagrados, oferecer respostas simples como a de que o dinheiro fala mais alto do que a humanidade (‚ÄúVale Refei√ß√£o‚ÄĚ) ou de que a natureza precisa se esconder do comportamento predat√≥rio do ser humano para sobreviver (‚ÄúO C√Ęnion de Ouro‚ÄĚ). Quando funciona, de fato, sem nos fazer necessariamente rir de seus absurdos,¬†The Ballad of Buster Scruggs¬†√© inteligente por nos fazer pensar, nos fazer questionar conceitos e a n√≥s mesmos¬†‚ÄĒ como no divertido e insano embate filos√≥fico de ‚ÄúRestos Mortais‚ÄĚ, aparentemente direcionado aos espectadores.

A Balada de Buster Scruggs


O drama, por outro lado, tem seus momentos, caso de ‚ÄúA Garota que Ficou Nervosa‚ÄĚ, estrelado por uma inspirada¬†Zoe Kazan. Povoado tanto por personagens imposs√≠veis, quanto por figuras mais naturalistas, este conto, o mais longo de todos, ecoa a melancolia de t√≠tulos como¬†Bravura Ind√īmita,¬†O Homem que N√£o Estava L√°¬†e¬†Inside Llewyn Davis. Este quinto epis√≥dio, com seus tipos honrados e a vasta paisagem do Oeste ‚ÄĒ que, pol√™micas √† parte, realmente cabe melhor nas telonas do que nas telinhas da Netflix ‚ÄĒ, √© o contraponto √† desconstru√ß√£o c√īmica, operando como um testemunho da verdade nua e crua dos faroestes.

Apesar de sua impressionante constru√ß√£o de mundo¬†‚ÄĒ impulsionada, ali√°s, pelas excelentes dire√ß√Ķes de fotografia e de arte ‚ÄĒ,¬†The Ballad of Buster Scruggs¬†certamente n√£o √© um cl√°ssico instant√Ęneo; os irm√£os, de fato, j√° criaram par√≥dias e releituras de g√™neros muito mais inspiradas, casos de¬†Barton Fink¬†ou mesmo de¬†E A√≠, Meu Irm√£o, Cad√™ Voc√™?. Entretanto, esta esp√©cie de retorno √†s ra√≠zes dos diretores √© uma obra de verdadeira continuidade, que demonstra que os Coen podem encontrar novos e empolgantes √Ęngulos para velhos temas, motivos e narrativas da mitologia e do cinema estadunidenses. Sempre com um humor negro, diga-se de passagem.

A Balada de Buster Scruggs
A Balada de Buster Scruggs
A Balada de Buster Scruggs
A Balada de Buster Scruggs
A Balada de Buster Scruggs
A Balada de Buster Scruggs
Título original The Ballad of Buster Scruggs
IMDb Rating 7.3 125,183 votes
TMDb Rating 7.2 2,278 votes

Director

Joel Coen
Director

Elenco

Tim Blake Nelson isBuster Scruggs (segment
Buster Scruggs (segment "The Ballad of Buster Scruggs")
James Franco isCowboy (segment
Cowboy (segment "Near Algodones")
Zoe Kazan isAlice Longabaugh (segment
Alice Longabaugh (segment "The Gal Who Got Rattled")
Liam Neeson isImpresario (segment
Impresario (segment "Meal Ticket")
Tom Waits isProspector (segment
Prospector (segment "All Gold Canyon")
Tyne Daly isMrs. Betjeman (segment
Mrs. Betjeman (segment "The Mortal Remains")
Brendan Gleeson isClarence (segment
Clarence (segment "The Mortal Remains")
Jonjo O'Neill isThigpen (segment
Thigpen (segment "The Mortal Remains")
Saul Rubinek isRené (segment
René (segment "The Mortal Remains")
Chelcie Ross isTrapper (segment
Trapper (segment "The Mortal Remains")
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