What's happening?

Vídeo 422 Views Report Error

  • Watch trailer
  • DUBLADO
22 Milhas

22 Milhas

Opção 1: Diplomacia. Opção 2: Ação armada. Conheça a opção 3.Aug. 16, 2018USA94 Min.R
Your rating: 0
8 1 vote

Sinopse

22 Milhas

Depois de ser auxiliado por uma unidade de comando tático ultrassecreta, um agente da CIA (Mark Wahlberg) tem que transportar um informante da Indonésia do centro da cidade para o refúgio em um aeroporto a 22 milhas de distância.

Crítica

Mark Wahlberg está com raiva — muita, muita raiva — e 22 Milhas vai gritar isso na sua cara até que você se convença ou seja vencido pelo cansaço. O longa-metragem é o mais recente fruto da parceria entre o ator e o cineasta Peter Berg, que anteriormente colaboraram em filmes baseados em fatos reais como O Grande Herói (2013), O Dia do Atentado (2016) e Horizonte Profundo – Desastre no Golfo (2016). Feitas todas as ressalvas aos filmes anteriores e sabendo, obviamente, que tramas inspiradas em eventos reais estão sujeitas a todo tipo de manipulação da suposta realidade, o fato é que é uma ironia que uma das coisas que mais faz falta em 22 Milhas é a verossimilhança. O protagonista vivido por Whalberg é menos um personagem em si do que um vetor de cólera.

A trama acompanha a ação de um esquadrão “fantasma” da elite do militarismo americano que é acionado quando a diplomacia e a ação do exército tradicional estariam obsoletos. Glorificando os excessos e abusos do poder sem reflexões mais profundas em contrapartida, o filme é um thriller de ação que troca suspense por um tensão plana e a ação pelo caos sem propósito.

Wahlberg interpreta um agente chamado James Silva, um sujeito que ferve de ódio e que tem em seu passado uma série de problemas para administrar emoções e prodígios militares muito brevemente apresentados em determinada sequência do filme. Ele lidera uma equipe formada por Alice, interpretada por Lauren Cohan, de The Walking Dead, que é forte e indômita até a página 2. Por preguiça ou puro machismo do roteiro, a personagem é colocada em um dilema clichê entre continuar na equipe ou voltar para casa para cuidar da filha. Além disso, por mais habilidosa que ela seja, a personagem precisa ser salva por colegas homens em determinadas cenas, como se fosse incapaz de resolver seus combates sozinha. Ronda Rousey, estrela do MMA, também integra o time de elite. A presença da atriz-atleta, entretanto, decepciona por dar chance a Ronda de mostrar suas habilidades no combate mano a mano.

A equipe tem a missão de, em um país fictício do sudeste asiático, encontrar o paradeiro de uma carga de césio que pode ser utilizada por russos (sempre eles) para produzir uma bomba atômica pior do que as lançadas pelos EUA em Hiroshima e Nagasaki (o que é explicado aos berros por Silva). Neste contexto surge o misterioso policial tailandês Li Noor, interpretado pelo ator, lutador, coreógrafo de lutas e dublê Iko Uwais. Ele se entrega na embaixada americana e afirma saber ter o segredo sobre o paradeiro do césio guardado em um HD encriptado. Se conseguir asilo nos Estados Unidos, Noor revela a senha do dispositivo.

22 Milhas

A presença de Uwais no projeto é o principal destaque desta produção. Talvez por seu personagem trazer certa ambiguidade que falta aos demais, o contraste de sua presença com a testosterona em ebulição de Wahlberg é um respiro para filme. Além disso, é Uwais que protagoniza a melhor cena do projeto em uma cena de ação incrível na qual, Noor, internado e algemado, enfrenta duas pessoas enviadas para matá-lo em um centro médico.

Sem conseguir investir de forma substancial em um comentário político mais sofisticado, o filme sugere cinismo com figuras como as dos presidentes Donald Trump e Barack Obama, mas não desenvolve uma ideia mais coesa sobre sua mensagem. No final, a impressão é que 22 Milhas é mais um filme em que os americanos têm o direito de cruzar o mundo para matar pessoas (mal se sabe quem são os inimigos) e salvar o dia. Neste sentido, há ainda uma sequência que flerta com o melodrama ao mostrar Alice usando seu “instinto protetor” para proteger uma criança asiática indefesa.

Embora algumas cenas de ação sejam eficientes, como a cena de abertura, 22 Milhas é prejudicado pela montagem fragmentada com infinitos takes de um segundo ou menos que fazem os videoclipes do VH1 parecerem curtas-metragens contemplativos. A técnica de edição não é um problema por si só, mas a execução, neste projeto, fez com que as cenas de ação se tornassem um caos gritante. Peter Berg mira na agilidade e acerta no desnorteamento.

Mas o maior problema é mesmo a falta de desenvolvimento dos personagens, especialmente do protagonista, que deveria nortear o enredo. O filme claramente “pertence” à Wahlberg, na medida em Silva é designado a “roubar a cena” a cada momento. Para isso, o agente está sempre distribuindo broncas, não apresenta qualquer profundidade emocional e se torna desinteressante. Para piorar, Wahlberg parece se divertir gritando torrentes de palavras como se quisesse superar o Eminem em algum recorde de sílabas ditas por minuto.

22 Milhas
22 Milhas
22 Milhas
22 Milhas
22 Milhas
22 Milhas
22 Milhas
22 Milhas
22 Milhas
22 Milhas
Título original Mile 22
IMDb Rating 6.1 69,173 votes
TMDb Rating 6.1 1,285 votes

Director

Peter Berg
Director

Elenco

Compartilhamento0

Títulos Similares

Pânico Abaixo de Zero
Godzilla vs. Kong
Jovens Titãs: O Contrato de Judas
Colinas de Sangue
Caça às Bruxas
Pixels
Rastros do Além
2:22 – Encontro Marcado
Hanna
Vampire Virus
Vingadores Confidencial: Viúva Negra & Justiceiro
Alien: A Ressurreição

Deixe um comentário

Name *
Add a display name
Email *
Your email address will not be published