What's happening?

Vídeo 211 Views Report Error

  • DUBLADO
22 de Julho

22 de Julho

Oct. 10, 2018Norway133 Min.R
Your rating: 0
8 1 vote

Sinopse

22 de Julho

Noruega, 2011. Anders Behring Breivik, consumido pelos seus ideias fundamentalistas cristãos e anti-islâmicos, mata 75 pessoas a tiros em um acampamento na Ilha de Utoya. Os sobreviventes do ataque pedem justiça ao governo Norueguês, enquanto os advogados do terrorista condenado se mobilizam para defendê-lo perante a lei. Baseado em fatos reais.

Crítica

Paul Greengrass é conhecido pela qualidade palpável dos seus filmes. Seja na franquia Bourne ou na reconstituição de momentos históricos – como Domingo Sangrento (1972) e Voo United 93 -, o seu cinema é imersivo, capaz de colocar o espectador dentro da ação e também do drama. Daí a decisão de fazer 22 de Julho em inglês ser tão questionável.

 

Greengrass escolheu uma equipe norueguesa e recriou com precisão angustiante o ataque de um militante de extrema direita que deixou 77 mortos e mais de 200 feridos na Noruega. A autenticidade visual, porém, não sustenta cada diálogo emocional pronunciado em outro idioma. Por ser uma produção da Netflix, o argumento de que é uma necessidade para a distribuição não existe. É uma pasteurização que se torna irônica principalmente dentro do seu contexto, já que a diversidade de povos e idiomas na atual Noruega é o que despertou a loucura da extrema direita.

Passada essa questão, Greengrass faz, como esperado, um filme tecnicamente competente. A reconstituição do ataque toma só o primeiro ato, sendo a maior parte dedicada a explorar as consequências de um evento traumático, para o réu e para vítima. De um lado o monstro (Anders Danielsen Lie), do outro o sobrevivente (Jonas Strand Gravli).

Por essa dinâmica, o roteiro baseado no livro de Åsne Seierstad quer entender o que aconteceu, mas também como é possível seguir em frente. A primeira questão encontra pequenas pistas, mas nunca uma resposta. O caminho mais simples é ver Anders Behring Breivik como insano, o mais assustador é saber que ele tinha plena consciência do que estava fazendo e quem estava machucando. Do outro lado, o jovem Viljar, antes aberto e cheio de planos para o futuro, se vê em um limbo, incapaz de ver além do ataque. A sua motivação passa a ser encontrar seu algoz novamente, dessa vez em um tribunal.

22 de Julho

A civilidade norueguesa para julgar o homem responsável por um ato tão bárbaro é notável e Greengrass capta esse pragmatismo sem acusá-lo de frieza. Sua construção dessa história é em torno da esperança e o elenco corresponde parcialmente a essa visão. A escolha do idioma, porém, volta a se tornar incômoda. Cada momento de conexão emocional soa artificial. O idioma é intrínseco à história de uma nação, é parte de como um povo compreende fatos e expressa emoções. Subestimar isso e ainda buscar realismo visual é uma incoerência.

22 de Julho é no geral um bom filme, mas essa não era uma história para Greengrass contar. Na embalagem em que está inserida, essa busca por respostas termina em um lugar-comum: o bom continua bom, o mau continua mau.

22 de Julho
22 de Julho
22 de Julho
22 de Julho
22 de Julho
22 de Julho
Título original 22 July
IMDb Rating 6.8 29,075 votes
TMDb Rating 7.3 638 votes

Director

Elenco

Jonas Strand Gravli isViljar Hanssen
Viljar Hanssen
Anders Danielsen Lie isAnders Behring Breivik
Anders Behring Breivik
Jon Øigarden isGeir Lippestad
Geir Lippestad
Seda Witt isLara Rashid
Lara Rashid
Ola G. Furuseth isJens Stoltenberg
Jens Stoltenberg
Maria Bock isChristin Kristoffersen
Christin Kristoffersen
Isak Bakli Aglen isTorje Hanssen
Torje Hanssen
Thorbjørn Harr isSveinn Are Hanssen
Sveinn Are Hanssen
Marit Andreassen isPrime Minister Aide
Prime Minister Aide
Øystein Martinsen isPrime Minister Aide
Prime Minister Aide
Compartilhamento1

Títulos Similares

The Night Clerk
O Favorito
Eu Sou Todas as Meninas
Em Torno do Sol
Odd Man Rush
Chernobyl: O Filme – Os Segredos do Desastre
Jogos Mortais 4
Turma da Mônica: Lições
The War Below
Curvas da Vida
O Segredo de Marrowbone
O Rei

Deixe um comentário

Name *
Add a display name
Email *
Your email address will not be published