
Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa (Birds of Prey and the Fantabulous Emancipation of One Harley Quinn) é um filme estadunidense de super-heroínas de 2020, baseado no grupo Aves de Rapina da DC Comics e uma continuação do filme Esquadrão Suicida, de 2016. É o oitavo filme do Universo Estendido da DC, após o adiamento de Mulher Maravilha 1984 para junho de 2020, sendo dirigido por Cathy Yan, com o roteiro de Christina Hodson e estrelado por Margot Robbie, Mary Elizabeth Winstead, Jurnee Smollett-Bell, Rosie Perez, Chris Messina, Ella Jay Basco, Ali Wong e Ewan McGregor.
A princípio Margot Robbie, que também serve como produtora, lançou a ideia do longa a Warner Bros. Pictures em 2015. O filme foi anunciado em maio de 2016, com Christina Hodson contratada para escrever o roteiro em novembro. Enquanto Cathy Yan foi contratada em abril de 2018 para dirigir o filme.
Assim que a maioria do elenco e equipe técnica foram confirmados em dezembro de 2018. A fotografia principal durou de janeiro a abril de 2019, e aconteceu no Centro de Los Angeles, em partes do bairro de Arts District, Los Angeles, e palcos sonoros da Warner Bros. Studios, em Burbank, Califórnia. É o segundo filme do universo estendido lançado nos cinemas com classificação para maiores (R-rated). Com isso, Aves de Rapina se junta a Coringa (2019) na lista de filmes da DCEU rotulados pela MPAA com um “R”.
O Filme foi bem recebido pela crítica especializada obtendo 78% de aprovação no Rotten Tomatoes com base em 391 avaliações. O consenso crítico dizia “Com uma nova perspectiva, portanto novos amigos e muita ação em ritmo acelerado. Birds of Prey captura o espírito anárquico colorido da Harley Quinn de Margot Robbie”.
Sendo lançado no Brasil e em Portugal em 6 de fevereiro de 2020, enfim, nos Estados Unidos em 7 de fevereiro de 2020, pela produtora e distribuidora Warner Bros. Pictures.